Eu li o livro Folhas Soltas de Edson Maciel. Também li o artigo do professor Hélio Consolaro( Folha da Região –Caderno Vida –Entrelinhas 14/09 “Razão para viver”) O poeta Edson Maciel é homem, primeiramente, no sentido do ser. Sabe dizer o que sente porque sabe ser o que é. ...Uma brisa suave/confundia-se com nossa respiração/E quando percebíamos/Estávamos entrelaçados. Antes de ser romântico precisa coragem para sê-lo. Olha, não é qualquer homem que a tem e muitos ainda não se descobriram e não sabem de suas finalidades, quanto mais funcionalidades. Eu te proponho sairmos por ai/ De mãos dadas...como fazíamos/ Sem pensar em mais nada/ Só vivendo aquele momento. O romântico, que primeiro precisa ser homem, senão não é nada, torna-se poeta, é conseqüência. A silhueta era de mulher/ Meu coração acelerou/ Porque para minha surpresa/ A silhueta desenhada era sua. Isso conclui o ciclo do amor. São 360 graus. Sabe o que é isso, não sabe, caro leitor? Explico. Sai de si e volta ao mesmo lugar enlaçando os meios, envolve-nos. A Mulher- Você não pode entrar em mim/ Sou Feliz assim/ Sou livre; faço o que bem quero/ Não pode me trazer felicidade / E não usa expressões à toa , não copia daqui, nem dali, não plagia, é plagiado porque o poeta, que é homem, sabe ser autêntico. As coisas do amor são sólidas/ Na sua própria fragilidade/ E quanto mais procuro evitar/ Mais me torno seu refém? A cura do homem, caro leitor, está nas palavras. Expresse-as. Tire-as de você da forma que souber. Faça como o Edson. Faça poema e revele-se para uma mulher. Amo você fulana/ Continuo só... e você?/ Ah...ninguém irá te amar mais do que eu/ Preciso de você. Isso é ser poeta, isso é ser romântico, isso é, antes de tudo, saber ser Homem, como o Edson Maciel que encontrou “ Razão para viver” porque é maduro o suficiente para descobrir que ninguém vive pra si. Ao contrário, tomaria antidepressivos esperando uma “Razão para morrer”. Agora deixo uma pergunta, caro leitor: Se quem ama nunca é feliz porque está sempre amando a pessoa errada significa dizer, por acaso, que estar sempre FELIZ é estar ao lado de alguém que não amamos? Quem está enganando quem nesta resposta? Fazer de conta : Vamos fazer de conta/ Que você ainda é minha.../Que eu ainda sou seu.../Meu Deus...é preciso fazer de conta.
É nada, caro leitor, não faça de conta. Conta o que faz, revele-se e ame sem fazer de conta porque amar e ser feliz é bom demais da conta.
2 comentários:
Encontrei c/Edson e ele está envaidecido c/os comentários sobre esse trabalho.
¨se quem ama nunca é feliz pq está sempre amando a pessoa errada, significa dizer por acaso, que estar sempre feliz é estar ao lado de alguém que não amamos ?
Como sempre disse o grande fisósofo contemprâneo JUAREZ SOARES, uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa...epa,perdi um porquinho.
Postar um comentário