O teatro e seus benefícios
"Educar por meio da arte é desejo desde a antiguidade clássica. O que falta é despertar esse desejo nos administradores públicos atuais e promover políticas públicas para que a arte na educação se concretize"
Foto: João F. Tavares Kawasaki
Teatro é uma forma eficiente e eficaz de promover inter-relação na vida educacional da criança, uma vez que sua magia desperta o expressar, representando. Proporcionar-lhe essa oportunidade é ação imensurável. Auxilia no aprendizado com prazer, dando a oportunidade para o educando atuar com desenvoltura nas diversas áreas do saber, uma vez que engloba todas as disciplinas, promovendo a intertextualidade de forma divertida.
Quantos jovens não estão sedentos de vontade de usufruir o direito de se expressar?
Num ambiente onde há arte, seus frequentadores sentem-se muito mais felizes. De quais maneiras o teatro pode colaborar no desenvolvimento de uma pessoa? Para citar algumas: desperta interesse à leitura, ajuda no desenvolvimento cognitivo e na criatividade; ensina a respeitar as diferenças e a amadurecer relações; promove desinibição, inclusão, concentração e segurança em público.
Podemos citar ainda mais benefícios: treina a voz, a postura e a comunicação verbal; ajuda no enfrentamento, no desenvolvimento de potencial, da autoestima, da empatia e do espírito de equipe; colabora para o bom relacionamento interpessoal e motivacional; cria senso de responsabilidade e de reintegração no grupo; estabelece conexões, permite conhecer as ferramentas para montagem de um espetáculo e ajuda a formar públicos, entre outros.
Diante disso, penso que os artistas araçatubenses envolvidos no Festara, evento cultural consolidado em Araçatuba, poderiam expandir esse show, alcançando as escolas. Considero muito válido os espetáculos do Festara atenderem bairros periféricos. Mas pensem quão importante será tornar esse público em protagonista, atuando, também, no Festara.
Penso que se desenvolverem projetos, apresentando-os aos responsáveis pela educação e também aos que pensam o bem-estar sócioeducacional dos nossos jovens, para levarem esse amparo artístico às escolas, durante todo ano letivo, seria muito gratificante. Confesso ser um sonho antigo, que desejo ver realizado. Nesses tempos conturbados, teatro é imediatamente útil.
Assim como alguns alunos são beneficiados com o Balé Municipal, outros poderão se beneficiar com o Teatro Municipal. Professores de teatro e artistas desse segmento, há excelentes em Araçatuba, para levarem esse projeto adiante.
Educar por meio da arte é desejo desde a antiguidade clássica. O que falta é despertar esse desejo nos administradores públicos atuais e promover políticas públicas para que a arte na educação se concretize.
Araçatuba está bem servida de profissionais do teatro. Desejo que criem uma Cia do Teatro Municipal, sejam contratados, recebam pelos seus talentos e promovam essa arte nas escolas.
Sabendo-se que teatro não se faz sem ação, promovendo-o, quem tem a ganhar são as escolas, os professores, os alunos, a família e a comunidade. É tempo de deixar as artes agirem a bem da população. A saúde mental e a cultural dos cidadãos agradecem.
*Rita de Cássia Zuim Lavoyer é professora, poetisa, contista, cronista. Pós-graduada em estudos literários, linguística e psicopedagogia. Estudante de gastronomia e possui 10 livros publicados
**Este artigo é o segundo de uma série de textos sobre o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), produzidos por artistas e profissionais da cultura e educação, que serão publicados aos domingos durante o mês de outubro.
*** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.
Disponível em:
https://www.hojemais.com.br/aracatuba/noticia/cultura/o-teatro-e-seus-beneficios?fbclid=IwAR0JczMBAdBEZwKN8uqDUAxZ1bJsviYJwuzbk8sZr4ZBMN50AK2687hj8Xg
Nenhum comentário:
Postar um comentário