CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS LITERÁRIOS

PREMIAÇÕES LITERÁRIAS

2007 - 1ª colocada no Concurso de poesia "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras;

2010 - Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2012 - 2ª classificada no Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2014 – Menção honrosa Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2015 – Menção honrosa no V Concurso Nacional de Contos cidade de Lins;

2015 - PRIMEIRA CLASSIFICADA no 26º Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski, Toledo-PR;

2016 – 2ª classificada no Concurso Nacional de contos Cidade de Araçatuba.

2016 - Classificada no X CLIPP - concurso literário de Presidente Prudente Ruth Campos, categoria poesia.

2016 - 3ª classificada na AFEMIL- Concurso Nacional de crônicas da Academia Feminina Mineira de Letras.

2012 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura

2017 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura

2017 - 13ª classifica no TOP 35 na 4ª semana de abril de microconto Escambau.

2017 - Classificada no 7º Concurso de microconto de humor de Piracicaba.


domingo, 28 de abril de 2013

JOSÉ GERALDO MARTINEZ - O POETA



POETA E POESIA!
José Geraldo Martinez  (In memorian) + 28/04/2013
Poesia, debruça sobre mim

na suave voz dos lábios dela.

E dos teus versos, enfim,

naqueles lábios de carmim...

Mostra-me de tua beleza toda aquarela!

Faze-me neste momento menino!

Apenas a escutar as tuas rimas...

Para quando partires, eu chorar meu desatino,

como a chorar a perda de minha menina.

Será que tu voltas amanhã

na voz de minha doce poetisa

ou mandas apenas recado em minha solitude,

trazidos na mansa brisa?

Poesia, nesta hora torno-me poeta!

Quando a saudade minha alma infesta,

com noite de toda amplidão...

Poesia, nesta hora sou pranto boêmio

que infesta...

O peito tão frio que me resta,

escorrendo por suas mãos!

17/10/2010


"Rita você acabou de fazer uma das poesias mais li ndas que já li. Parabéns mesmo !

Aplaudindo aqui...plaf, plaf, plaf, plaf, plaf, plaf  "

Ele me respondia sempre muito atencioso.

À sua esposa Helô, sua mãe, seus filhos e netos, os meus pêsames.

POESIA DO POETA

RITA LAVOYER

Poeta, cumpre o teu destino!

Concretiza-me na figuração da tua linguagem

Ainda que trema com a pena na mão

Vista-me como prover a tua roupagem:

Abstrato da minha emoção.


Poeta, ainda que velha no teu alcance criança

Renova-me a cada dia

Na fênix da tua esperança, e

Acalenta o meu renascer em cada cinza fria.


Poeta, o amanhã está na obra

Que desejas construída.

Meu alicerce é a tua base,

Esteja nela fechada ou aberta a ferida.


Poeta, nesta hora sou utopia:

Fruto da tua luz.

Quanto mais no teu peito a dor se alastra,

Muito mais da beleza faço jus.

Mata e vive por mim todo dia.

Sou teu estro, meu astro,

Nomeia-me “Tua Poesia”.



Agradeço ao meu amigo poeta, José Geraldo Martinez, que me ensinou o que sei. Com a ajuda dele compus alguns poemas, que os publiquei no meu livro Partida. 
Deixou uma história poética. Sou-lhe muito grata, meu mestre. 
Desta tua discípula: Rita de Cássia Zuim Lavoyer



3 comentários:

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Morre um poeta sensível e talentoso. Parabéns pela justa homenagem, Rita. Um grande abraço!

Célia Rangel disse...

Rita!
A cada poeta que se vai, penso ser uma estrela que se apaga... E, você, com sua homenagem, enaltece e reacende 'estrelas' no infinito, com sua sabedoria rubricada em sua obra "PARTIDA" que transcende a sentimentos e aporta-se em realidades! Obrigada pelo convívio - aprendiz!
Bj. Célia.

LUCIENE RROQUES disse...

Uma pena, uma perda com certeza.
Rita, peço desculpas por nao ter participado do poema, mas nem tempo tive pra ler como deveria ser feito, e não quis estragar a engrenagem de vocês mas faço questão de ver o resultado, quando tiver um tempo me diz onde acessar.
Tenha uma excelente semana e vai me desculpando a falta de tempo. São tantos os afazeres!
Um grande abraço!