https://lr1.com.br/cidades/aracatuba/livro-para-criancas-aborda-dengue-e-cidadania-de-maneira-ludica-lancamento-acontece-no-sabado/
Livro para crianças aborda dengue e cidadania de maneira lúdica; lançamento acontece no sábado
Da Redação – Araçatuba
A partir da luta de pequenos insetos na defesa do espaço onde vivem se desenrola a história do mais novo livro da escritora Rita Lavoyer. Voltado ao público infantojuvenil, “Dengoso, o mosquitinho anti-herói” chama a atenção para a conscientização no combate à dengue com muita poesia, ludicidade e informação.
O evento de lançamento acontece no dia 4 de maio, a partir das 16h, no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, na Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral” (Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras, Araçatuba). A entrada é gratuita e a obra estará à venda no evento por R$ 50,00. Haverá intérprete de Libras.
A obra, que traz ilustrações do artista Rafael Limaverde, coloca a dengue como ponto de partida para que os leitores desenvolvam o senso crítico, mas de uma forma leve. “Quis uma narrativa que tratasse a questão sem pregar sermão. Logo, não se trata de uma cartilha que ensina como evitar a proliferação dos mosquitos, embora isso aconteça na atividade dos personagens. As ações entre eles mandam o recado”, comenta a autora.
No enredo, o protagonista Dengoso é cativante e diferente dos outros de sua espécie, e por isso, é estigmatizado por sua mãe, Mosquitona, que o chama de covarde. Até que o amor entre ele e a mosquita Aedesinha muda sua vida e a vida dos insetos ao redor.
Segundo Rita, a Poesia também tem papel importante na obra. Na história, a Cigarra, que se intitula artista desobediente, exerce seu dom cantando, contando histórias e declamando poesias, para irritação da Senhora Borboleta, que deseja consertar o mundo.
Como lembra a escritora, além do estímulo à aproximação e ao vínculo da criança com a literatura e ao desenvolvimento da criatividade e da imaginação, o livro é também uma ferramenta que pode contribuir na construção da cidadania e na formação de leitores críticos, autônomos e interpretativos.
A ideia é estimular as crianças a lerem o mundo ao seu redor, se tornarem sujeitos das ações que participam, despertando a consciência coletiva, em assuntos que envolvam o tema dengue e outros que o ultrapassem.
A autora
Rita de Cássia Zuim Lavoyer é poetisa, contista e cronista com 10 livros publicados – destes, 8 foram dedicados ao público infantil. É formada em Letras e pós-graduada em Estudos Literários, Linguística e Psicopedagogia. Foi duas vezes contemplada com o Troféu Odette Costa na categoria Literatura, em Araçatuba. Até o presente, soma 70 classificações em concursos literários nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário