CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS LITERÁRIOS

PREMIAÇÕES LITERÁRIAS

2007 - 1ª colocada no Concurso de poesia "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras;

2010 - Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2012 - 2ª classificada no Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2014 – Menção honrosa Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2015 – Menção honrosa no V Concurso Nacional de Contos cidade de Lins;

2015 - PRIMEIRA CLASSIFICADA no 26º Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski, Toledo-PR;

2016 – 2ª classificada no Concurso Nacional de contos Cidade de Araçatuba.

2016 - Classificada no X CLIPP - concurso literário de Presidente Prudente Ruth Campos, categoria poesia.

2016 - 3ª classificada na AFEMIL- Concurso Nacional de crônicas da Academia Feminina Mineira de Letras.

2012 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura

2017 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

É Natal - nossos filhos também nasceram - Viva a nasceção.



Os anos têm me deixado um pouco  endurecida. Infelizmente não endureceu a carne, pelo contrário, com o passar dos anos ela amoleceu, já sinto flacidez em algumas partes da minha matéria. Contrapondo-se ao corpo, uma parte da minha alma está ficando dura.

Tivesse desenvolvido esse potencial há anos, certamente seria mais feliz.  Então é Natal.

Natal  acontece para mim todos os dias, então não vou me sensibilizar, rezar e lembrar-me de que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus, porque eu sei perfeitamente que  esta data é simbólica e agarro-me  ao meu atrevimento  de querer, poder e conseguir fazer Natal em mim quando eu quiser.

Destaco a minha fortaleza de não me deixar induzir pelo consumismo. Mais dura estou  para dizer aos meus filhos, exigindo deles,  que caiam na real porque Papai-Noel  só existiu enquanto eles não conseguiam pronunciar uma palavra, ainda por falta de aprendizado.

Logo o desbancaram e não fui  eu a desmascarar o velho gorducho. Ele próprio se esfacelou diante da visão dos meus filhos. Até aqui sou inocente nesta quebra de fantasias.

Aprenderam logo que respeitar o próximo é um aprendizado para se viver bem, de forma saudável. Não trapacear, não ultrapassar os limites dos outros, mostrar-se superior  sobre quesitos que não têm ou não são,  desmerecer , prejudicando,  quem  não é de seu círculo de amizade,  fingir amizade que não existe somente para se beneficiar, ou por necessidade de ser inserido num grupo,  entre outras  é um ensinamento que lhes tenho passado para desenvolverem um caráter mais digno, que possam  fazê-los dormir em paz, jamais se vingar -  rindo de pessoas de quem conseguiram  tal feito -   por estas  não copularem com seus ideais de vaidade e idolatria – é ensinamento que não posso deixar passar. 

Os Natais da minha família nunca foram  luxuosos. Agradecer os alimentos é gratidão. Hoje, quem tem me ensinado sobre os meus ensinamentos é o meu filho. 

O rapazinho  não é dado a hipocrisia.  Cumprimentar aqueles que se unem somente em reuniões festivas é hipocrisia.  Não o convide para isso  que ele recusa de pronto. O rapaz é pensativo, filosófico. Sabemos que ainda tem muito a aprender, ele também sabe.  Fez lá sua inscrição, escolheu o curso e a Universidade. Passou na primeira.  Decidido: - É aqui que eu fico e pronto! 

Vai  com garra, meu Filho. E coloque em  prática, aprimorando,  o pouco que seus pais conseguimos lhe transmitir, Sabemos que somos falíveis . Há muito a descobrir nos Natais de todos os instantes do seu dia a dia. Acreditamos em você.

Obrigada, meus filhos, por nos proporcionarem Natais com os partos que nos ajudaram - a seu pai e a mim -  a promover.  Essa nasceção, por intermédio de vocês, nos é extremamente benéfica.

Não sou uma mãe Santa, mas vocês também podem salvar muitas vidas. Por favor, façam isso, meus filhos, uma que seja salva pelas mãos de vocês, é prova de que todos possamos  promover milagres.
Vocês me promoveram.
 Obrigada,  Jesus Cristo,  por me ajudar a aprender isso. 
Rita Lavoyer






Nenhum comentário: