CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS LITERÁRIOS

PREMIAÇÕES LITERÁRIAS

2007 - 1ª colocada no Concurso de poesia "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras;

2010 - Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2012 - 2ª classificada no Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2014 – Menção honrosa Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba;

2015 – Menção honrosa no V Concurso Nacional de Contos cidade de Lins;

2015 - PRIMEIRA CLASSIFICADA no 26º Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski, Toledo-PR;

2016 – 2ª classificada no Concurso Nacional de contos Cidade de Araçatuba.

2016 - Classificada no X CLIPP - concurso literário de Presidente Prudente Ruth Campos, categoria poesia.

2016 - 3ª classificada na AFEMIL- Concurso Nacional de crônicas da Academia Feminina Mineira de Letras.


terça-feira, 8 de março de 2016

Parabéns, meu pai, pelo seu aniversário.















No dia 08 de março -  dia das Mulheres – quero parabenizar um homem especial, que nasceu exatamente neste dia: O meu pai, Florindo Zuim Neto, mais conhecido por Tuim.

Nascer no dia 08 de março deu a ele um gosto especial por mulheres, adorava todas. Isso é  prova do quanto o seu coração era grande e de que não era um propagador de racismo e preconceitos. Mulher era mulher, pronto!

Casado ele foi com uma, com quem teve 3 filhas: Fátima, Aparecida e Rita.

Não sei precisar quantos anos completaria hoje; conforme minha mãe eram 12 anos de diferença na idade, calculo, então, que se vivo estivesse completaria  83 anos.


O cara era bom no ofício que exercia: farmacêutico.
Lembro-me, quando eu tinha meus 22 anos, um senhor veio procurá-lo, pois ouvira dizer que ele estava na cidade.


Conheci um senhor agradecido por ter um filho ainda criança salvo por meu pai. Conheci  naquele momento mais um pouco do pai farmacêutico que eu tinha.  Por ele ser o ótimo farmacêutico, daquela época em que morava em Auriflama, eu o conhecia como Tuim- o farmacêutico.


Como  pai e esposo eu também o conheci, muito pouco, mas o conheci. Não convivemos juntos. Quando eu nasci o casal já havia se separado.  Fiquei com a mãe, morando com meus avós.


Então, dia 08 de março, antes de ser dia das mulheres, para mim é o dia do aniversário do meu pai. Parabéns, pai, pela data que nos reserva especial.
Tenho orgulho do senhor, viu!  Exerceu com maestria a profissão que abraçou em benefício dos seus semelhantes.  


Somos a cara de um, focinho do outro. Nossos olhos miúdos, sobrancelhas arqueadas e testa pra mais de metro  nos assemelham. Até suas joanetes herdei. Que herança, boa ...


Pai, esteja ao lado do Senhor. Parabéns pelo seu aniversário neste dia 08 de março e obrigada por dar-me a oportunidade da vida.


Beijos.

Sua filha
Rita de Cássia Zuim


2 comentários:

Célia Rangel disse...

Uma terna homenagem...
Abraço.

Marcelo Pirajá Sguassábia disse...

Que bela e sensível declaração de amor filial! Parabéns (atrasado) para você e para ele.