CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS LITERÁRIOS

PREMIAÇÕES LITERÁRIAS

2007 - 1ª colocada no Concurso de poesia "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras, com a poesia O FILME;

2010 - Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba, com o conto A CARTA;

2012 - 2ª classificada no Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba, com o conto O BEIJO DA SERPENTE;

2012 - 7ª colocado no concurso de blogs promovido pela Cia dos Blogueiros - Araçatuba-SP;

2014 - tEXTO selecionado pela UBE para ser publicado no Jornal O Escritor- edição 136 - 08/2014- A FLOR DE BRONZE //; 2014 – Menção honrosa Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba, com o conto LEITE QUENTE COM AÇÚCAR;

2015 – Menção honrosa no V Concurso Nacional de Contos cidade de Lins, com o conto MARCAS INDELÉVEIS;

2015 - PRIMEIRA CLASSIFICADA no 26º Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski, Toledo-PR, com o conto SOB A TERRA SECA DOS TEUS OLHOS;

2015 - Recebeu voto de aplausos pela Câmara Municipal de Araçatuba;

2016 – 2ª classificada no Concurso Nacional de contos Cidade de Araçatuba com o conto A ANTAGONISTA DO SUJEITO INDETERMINADO;

2016 - classificada no X CLIPP - concurso literário de Presidente Prudente Ruth Campos, categoria poesia, com o poema AS TUAS MÃOS.

2016 - 3ª classificada na AFEMIL- Concurso Nacional de crônicas da Academia Feminina Mineira de Letras, com a crônica PLANETA MULHER;

2012 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura

2017 - Recebeu o troféu Odete Costa na categoria Literatura

2017 - 13ª classificada no TOP 35, na 4ª semana de abril de microconto Escambau;

2017 - Classificada no 7º Concurso de microconto de humor de Piracicaba.

2017 - 24ª classificada no TOP 35, na 2ª semana de outubro de microconto Escambau;

2017 - 15ª classificada no TOP 35, na 3ª semana de outubro de microconto Escambau;

2017 - 1ª classificada no concurso de Poesia "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras, com a poesia PERMITA-SE;

2017 - 11ª classificada no TOP 35, na 4ª semana de outubro de microconto Escambau;

2018 - 24ª classificada no TOP 35, na 3ª semana de janeiro de microconto Escambau;

2018 - Menção honrosa na 4ª edição da Revista Inversos, maio/ com o tema Crianças da África - Poesia classificada BORBOLETAS AFRICANAS ;

2018 - 31ª classificada no TOP 35, na 4ª semana de janeiro de microconto Escambau;

2018 - 32ª classificada no TOP 35, na 4ª semana de janeiro de microconto Escambau;

2018 - 5ª classificada no TOP 7, na 1ª semana de junho de microconto Escambau;

2018 - 32ª classificada no TOP 35, na 3ª semana - VII de junho de microconto Escambau;

2019 - Classificada para antologia de suspense -segundo semestre - da Editora Jogo de Palavras, com o texto OLHO PARA O GATO ;

2019 - Menção honrosa no 32º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba-SP, com o conto REFLEXOS DO SILÊNCIO;

2020 - 29ª classificada no TOP 35, na 4ª semana - VIII de Prêmio Microconto Escambau;

2020 - Menção honrosa no 1º Concurso Internacional de Literatura Infantil da Revista Inversos, com o poema sobre bullying: SUPERE-SE;

2020 - Classificada no Concurso de Poesias Revista Tremembé, com o poema: QUANDO A SENHORA VELHICE VIER ME VISITAR;

2020 - 3ª Classificada no III Concurso de Contos de Lins-SP, com o conto DIÁLOGO ENTRE DUAS RAZÕES;

2020 - 2ª Classificada no Concurso de crônicas da Academia Mogicruzense de História Artes e Letras (AMHAL), com a crônica COZINHA DE MEMÓRIA

CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS

  • 2021 - Selecionada para a 6ª edição da revista SerEsta - A VIDA E OBRA DE MANUEL BANDEIRA , com o texto INILUDÍVEL ;
  • 2021 Selecionada para a 7ª edição da revista SerEsta - A VIDA E A OBRA DE CECÍLIA MEIRELES com o texto MEU ROSTO, MINHA CARA;
  • 2021 - Classificada no 56º FEMUP - com a poesia PREPARO A POESIA;
  • 2021 - Classificada na 7ª ed. da Revista Ecos da Palavra, com o poema CUEIROS ;
  • 2021 - Classificada na 8ª ed. da Revista Ecos da palavra, cujo tema foi "O tempo e a saudade são na verdade um relógio". Poema classificado LIBERTE O TEMPO;
  • 2022 - Classificada no 1º Concurso Nacional de Marchinhas de Carnaval de Araçatuba, com as Marchinhas EU LEIO e PÉ DE PITOMBA;
  • 2022 - Menção honrosa na 8ª edição da Revista SerEsta, a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade , com o texto DIABO DE SETE FACES;
  • 2022 - Classificada na 10ª ed. Revista Ecos da Palavra, tema mulher e mãe, com o texto PLANETA MULHER;
  • 2022 - Classificada na 20ª ed. Revista Inversos, tema: A situação do afrodescendente no Brasil, com o texto PARA PAGAR O QUE NÃO DEVO;
  • 2022 - Classificada na 12ª ed. Revista Ecos da Palavra, tema Café, com o poema O TORRADOR DE CAFÉ;
  • 2022 - selecionada para 1ª antologia de Prosa Poética, pela Editora Persona, com o texto A FLOR DE BRONZE;
  • 2022 - Selecionada para 13ª edição da Revista Ecos da Palavra, tema MAR, com o poema MAR EM BRAILLE;
  • 2022 - Classificada para 2ª edição da Revista Mar de Lá, com o tema Mar, com o poema MAR EM BRAILLE;
  • 2022 - Classificada para 3ª Ed. da Revista Mar de Lá com o microconto UM HOMEM BEM RESOLVIDO;
  • 2022- Classificada com menção honrosa no 34º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba, com o conto O CORTEJO DA MARIA ROSA;
  • 2022- Classificada pela Editora Persona com o conto policial QUEM É A LETRA L;
  • 2022 - Classificada no Concurso da E-33 Editora, Série Verso e Prosa, Vol.2 Tema Vozes da Esperança, com o poema POR ONDE ANDAS, ESPERANÇA? ;
  • 2023 - Classificada na 15ª edição da Revista Literária ECOS da Palavra, com o poema VENTO;
  • 2023 - Classificada para coletânea de poetas brasileiros pela Editora Persona, com o poema CUEIROS;
  • 2023- Selecionada na 23ª ed. da revista Literária Inversos com tema "Valores Femininos e a relevância do empoderamento e do respeito da mulher na sociedade contemporânea", com o poema ISSO É MULHER;
  • 2023 - Classificada no Concurso de Contos de Humor, Editora Persona, com o conto O PÃO QUE O QUINZIM AMASSOU;
  • 2023 - Classificada no Concurso de Poesias Metafísica do Eu, Editora Persona, com o poema QUERO OLHOS ;
  • 2023 - Selecionada pra a 11ª Edição da Revista SerEsta, A vida e obra de Paulo Leminsk, com o poema EL BIGODON DE CURITIBA ;
  • 2023 - Classificada no 1º concurso de poesia do Jornal Maria Quitéria- BA, com o tema " Mãe, um verso de amor", com o poema UM MINUTO DE SILÊNCIO À ESSAS MULHERES MÃES;
  • 2023 - Selecionada para Antologia literária - Série Verso e Prosa. Vol. 4, tema Vozes da Solidão, editora E-33, com a crônica A MÃE;
  • 2023 - Selecionada para a 9ª ed. da Revista Mar de Lá, como poema O POETA E A AGULHA;
  • 2023 - Classificada no concurso de Prosa Poética , Editora Persona, com o texto QUERO DANÇAR UMA MÚSICA CONTIGO;
  • 2023 - Selecionada para Antologia literária - Série Verso e Prosa. Vol.5, tema Vozes do Sertão, editora E-33, com o poema IMAGEM DE OUTRORA;
  • 2023 - Selecionada para Antologia literária - Série Verso e Prosa. Vol.6, tema FÉ, Editora E-33, com o poema OUSADIA POÉTICA;
  • 2023 - CLASSIFICADA para a Antologia Embalos Literários, Editora Persona, com o conto SEM AVISAR;
  • 2023 - Classificada na 18ª edição da Revista Literária ECOS da Palavra, com o poema FLORES, com o poema O PODER DA ROSINHA;
  • 2023 - Selecionada para Antologia literária - Série Verso e Prosa. Vol.7, tema AMIZADE, Editora E-33, com o poema AMIZADE SINCERA;
  • 2023 - Classificada em 8ª posição no Prêmio Castro Alves, na 33ª ed. Concurso de Poesia com temática Espírita, com o poema SOLIDARIEDADE;
  • 2023 - Selecionada para Antologia literária - Série Verso e Prosa. Vol.8, Vozes da Liberdade, tema , Editora E-33, com o poema REVOADA;
  • 2023 - Classificada para a Antologia Desejos profundos - coletânea de textos eróticos , Editora Persona, com o poema AGASALHA-ME;
  • 2023 - Classificada para antologia Roteiros Adaptados 2023 - coletânea de textos baseados em filmes, Editora Persona, com o texto BARBIE, UMA BONECA UTILITÁRIA;
  • 2023 - PRIMEIRO LUGAR no Concurso , edital 003/2023 - Literatura - seleção de projetos inéditos, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, com o livro infantojuvenil DENGOSO, O MOSQUITINHO ANTI-HERÓI;
  • 2024 - Selecionada para compor a Coletânea Cronistas Contemporâneo, pela Editora Persona, com o texto A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSONAGEM;
  • 2024 - Classificada para 19ª edição da Revista Literária Ecos da Palavra, com o poema A PASSARINHA;
  • 2024 - Classificada para a 13ª edição da Revista Mar de Lá, com o poema O TORRADOR DE CAFÉ;
  • 2024 - Selecionada para compor a Coletânea "Um samba no pé, uma caneta na mão", tema carnaval, pela Editora Persona, com o poema DEIXA A VIDA TE LEVAR;
  • 2024 - Selecionada para compor a coletânea "Revisitando o Passado", promovido pelo Projeto Apparere, com a crônica COZINHA DE MEMÓRIA;
  • 2024 - Selecionada para compor a Coletânea de Poetas Brasileiros,2024, Editora Persona, com o poema IMAGEM DE OUTRORA;

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO BULLYING NAS ESCOLAS ESTADUAIS


Rita Lavoyer


Fiquei admirada com a campanha que o governo Geraldo Alckmin lançou nesta quarta-feira, 13. “Bullying.  curta outra ideia”.

Para não cometer injustiças no que eu tenho e devo, por obrigação dissertar, fui até o facebook.com/EducaSP e baixei a cartilha, ansiosa para estudar o que ela traz no seu conteúdo quando, pasmem! Não traz nada de novo do que já foi lançado no mercado sobre o tema há anos.

Respeito a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva autora do livro “Bullying, mentes perigosas nas escolas” sobre o qual me debrucei para aprender o que ela ensina( Inclusive é o conteúdo deste livro que vem na cartilha). Foi um ótimo princípio, tanto quanto os livros da pesquisadora Cléo Fante.

Agora, confeccionar uma cartilha com conteúdo que os professores, por mais leigos que possam ser sobre o assunto bullying, já têm conhecimento é desmerecer a capacidade do profissional.
Os trabalhos de todas as pessoas merecem respeito, portanto, devo, por obrigação também, citar a psicopedagoga Vivi Tuppy que tanto me ensinou e vem ensinando na Diretoria de Ensino de Araçatuba.

Todavia, desculpem-me os provedores desta campanha, embora a intenção seja boa, não vejo nada de novo que possa acrescentar e ajudar no trabalho dos profissionais da educação da Rede Pública de Ensino. Lançar uma campanha deste porte, que deve ter tido um custo razoável, para ser simpática, não ajuda em quase nada a inibir as práticas de bullying dentro das escolas.

Essa campanha não passa de peneira querendo tampar o sol. Porque enquanto campanha, o governo não precisa contratar psicólogos, que as escolas tanto precisam; nem psicopedagogos, terapeutas. Não precisa triplicar o número de professores de Educação Física, extremamente importante e necessária para o desenvolvimento psicomotor do aluno enquanto ser humano em formação.

Há anos venho trabalhando o assunto nas escolas que me permitem entrada. Como estudante do assunto Bullying, cheguei à algumas conclusões, sendo que a maioria converge para um ponto que julgo ser um dos pilares da violência entre as crianças e os adolescentes de hoje sendo, quase sempre, carregado para a vida adulta: desrespeito consigo mesmo.

Percebo que as nossas crianças não têm noção sobre a própria pessoa enquanto SER, no sentido de Humano. Elas não se valorizam e não reconhecem em si um SER de valor, um SER que merece respeito e que se respeita para, assim, respeitar o seu próximo.

As crianças e os adolescentes não sabem dizer sobre si mesmos, não sabem nomear os seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins, não sabem o que realmente desejam, não sabem expressar suas dores e angústias e estão envolvidos em um universo de resignação, preconceito e vergonha com a própria condição de vida física, espiritual, familiar, econômica, cultural, social entre outros conflitos que as estão aniquilando.

E elas não são culpadas por isso.

Nossas crianças, em desconexão com o mundo em que estão inseridas, inexperientes da vida, estão se tornando os algozes delas mesmas.

Impressionante como elas sentem vergonha da família, das suas origens e o que é pior, da própria condição física, agredindo-se psicologicamente com autocríticas destrutivas. Elas, quando questionadas, sentem medo de apontar alguma característica positiva que veem nelas, quando veem, porque a maioria se acha cheia de defeitos e incapaz de realizar algo para o próprio desenvolvimento e crescimento enquanto pessoa.

Elas fogem, porque elas próprias se excluem, dos padrões estabelecidos de beleza, de poder, de saber... entre outros. Esse conflito começa a surgir entre os seus 6 e quando já estão aos 14/15 anos de idade a autoestima está ‘quase’ que desmoronada. Digo ‘quase’, porque onde há amor há salvação!

Como respeitar o próximo se elas próprias não se respeitam, não se dão o devido valor, não se veem como seres capazes de encontrar a felicidade, quando a vida destes adolescentes já não está valendo a pena?

Não acredito jamais que um ser humano tenha nascido somente para prejudicar o outro, mas se ele age assim, ainda que sem saber, é porque há motivos, e a vida começa na sua concepção. Por qual processo de formação/ ou deformação passamos enquanto estamos no ventre materno?

E não me refiro apenas aos alunos de escola pública, conflitos internos não escolhem classe social.

Convivemos com uma geração que veio preparada para conviver com as tecnologias, desbravar o limite do desconhecido, mas que, infelizmente, não tem a mínima noção do quanto pode para se explorar e oferecer o que tem de melhor a si mesma e ao seu semelhante. Logo, isola-se dentro do próprio universo onde o individualismo impera.

Os gigabytes que elas, as crianças, têm na memória não estão sendo utilizados a contento da própria natureza que as criou. São crianças potência que não estão usufruindo da “potência” que têm.

Somos, nós, seres humanos, um quebra-cabeça cujas peças precisam se encaixar perfeitamente para que o todo trabalhe em harmonia. Como harmonizá-lo?

Envoltas em conflitos internos, sem conseguirem, por falta de aprendizado, externá-los, nossas crianças acabam vendo no outro, razões, as mais fúteis, para descarregarem as suas energias acumuladas. Assim o desentendimento se instala entre elas, e as guerras íntimas que cada um traz dentro de si, acabam por estourar dentro da escola, agredindo-se repetidas vezes. Elas se expressam da forma como sabem.

O esporte é de extrema importância para descarregar as energias que as nossas crianças acumulam e assim, desenvolverem uma postura condizente com a sua idade, proporcionando um olhar satisfatório do sujeito com ele mesmo para, daí, olhar o outro como ele gostaria de ser visto.

Desenvolver, através da Educação Física, atividades que proporcionem à essas crianças a elevação da autoestima, diminuindo um pouco o desânimo que elas estão apresentando pela vida, se faz urgente.

Urgi firmar, através das aulas de Educação Física, a postura dessas crianças, fortalecendo-as enquanto pessoas de potencial para que consigam olhar com segurança o horizonte a sua frente.

Desenvolver, através das aulas de Educação Física, confiança e respeito próprio, para que ela mesma consiga argumentar em sua defesa, não precisando, pois, partir para a violência para resolver questões, na maioria das vezes irrelevantes, mas que são pivôs para o início de uma briga.

Com confiança, autoestima e respeito próprio, dificilmente uma criança se deixará vitimar- o que é pior: ser vítima de bullying, sofrer agressões por várias vezes e sentir vergonha ou medo de pedir ajuda por acreditar que o seu agressor e sua gangue tem razão para agredi-la. A vítima chega ao ponto de se sentir merecedora das agressões que ela recebe.

Infelizmente, hoje, nossas crianças estão sedentárias, e devemos levar em consideração que os alimentos já vêm processados com grande quantidade de energéticos, proteínas, vitaminas, ferro entre outros, e se o corpo não funcionar para processar esses nutrientes a contento, isso vai ficar acumulado e o que deveria ser bom passa a ser prejudicial. O corpo acumula calorias que precisam ser expelidas. De alguma forma, acredito, esse acúmulo de lixo orgânico passa a ser deletério ao desenvolvimento da criança.

Em qual tempo do dia o exercício físico da criança se encaixa se ela passa grande parte do tempo em suas atividades intelectuais,computador, TV, games, enquanto que o corpo pede a comunicação com a mente?

Pode-se desenvolver estresse entre outros problemas se apenas uma parte do maquinário humano for explorada. Se o corpo não estiver bom, a cabeça não se encaixará nele, prejudicando a aprendizagem e vice versa.

Para amenizar um pouco esse tipo de violência dentro das escolas, penso que aumentar o número de aulas de Educação Física é uma forma inteligente e humana de os governantes, que estão se preocupando com a violência dentro das escolas, encontrarem uma solução para, quando diminuir um pouco o quadro de violências, começarem também a se preocuparem com a educação. Se possível, aulas de Educação Física todos os dias com diminuição de conteúdo. Isso não acarretará prejuízo algum para os alunos no processo aprendizagem.

As nossas crianças estão saindo das escolas com conhecimento sobre o mundo, infelizmente, cada vez mais desconhecedoras de si mesmas.

Quando é que o governo vai lançar campanha para elevar a autoestima dos professores, esses que têm que dar conta do todos os problemas que a criança leva para dentro da escola?

Professor não é empregado do mundo. Curta essa ideia você também!



Rita Lavoyer







Um comentário:

Helcio Almeida disse...

Rita,
Esse é um problema antigo, quase tanto como o ser humano e tem se intensificado com o aumento da velocidade da vida moderna. Dificil de ser combatido porque suas causas são complexas. Gostaria muito de ver ao menos uma proposta de enfrentamento do problema pois até agora não vi nada.
Helcio